Estruturas de Mercado

Estruturas de Mercado

As várias formas ou estruturas de mercado dependem das seguintes características:
A) Número de empresas que compõe esse mercado
B) Tipo de produto (homogêneo ou diferenciado)
C) Se existem ou não barreiras a entrada/saída das empresas
Hipótese: as empresas maximizarem os lucros
1) Concorrência pura ou perfeita
Características:
a) Muitos vendedores (grande número de empresas)
b) Produtores homogêneos
c) Não existem barreiras a entrada
d) As informações sobre lucros, preços, etc. são conhecidas por todos os participantes


2) Monopólio

Apenas uma empresa é responsável pela produção (oferta).
Não existe concorrência e nem produto substituto. Os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor ou simplesmente deixarão de consumir o produto.
A curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo.

3) Oligopólio

Caracteriza-se por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Exemplos: Montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de bebidas, indústria química farmacêutica, etc.
4) Concorrência monopolística

Características:
a) Número grande de empresas com certo poder concorrencial
b) Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla
c) Existem produtos substitutos
Exemplos: prestação de serviços (médicos, odontológicos, limpeza, abastecimento, oficina, etc).
*Marcas de produtos (alimentos, produtos de limpeza, lojas de roupas e medicamentos)

Conteúdo Prova:
Dia 04/06 as 19:30
1- Funcionamento do mercado (unidade 03)
2- Defesa da concorrência/consumidor (SDE, SEAE, CADE)
3- Estrutura de mercado

Sistemas de Organização Econômica

A produção de bens pode ser organizada de formas alternativas.
Os casos extremos são a direção centralizada e a descentralizada.
Na economia de decisão centralizada, o governo toma todas as decisões sobre a produção e a distribuição dos bens. Isso não ocorre na economia de decisão descentralizada ou de mercado, onde as próprias pessoas procuram resolver os problemas econômicos fundamentais (o que, como e para quem produzir) de acordo com o seu auto-interesse.

Os Problemas Econômicos na Economia de Mercado
Para determinar o que produzir, algumas pessoas se reúnem em empresas para gerar bens que lhes proporcionem lucro.
Para resolver como produzir, as empresas empregam técnicas de produção de menor custo.
A decisão de para quem se destina a produção é tomada implicitamente pelos donos de propriedade e de trabalho quando decidem como gastar seus lucros e salários.
Ao contrário da economia centralizada, na economia de mercado não há ordens:
a produção e o consumo de bens são voluntários.
Como decisões econômicas tomadas de forma descentralizada funcionam?
Pelo sistema de preços.

Sistema de Preços:
Como os bens que desejamos vão estar disponíveis em supermercados e lojas sem que o governo dê nenhuma ordem?
O seu lápis é feito de madeira extraída de alguma árvore.
Para cortar a árvore e levar o tronco até a serraria são necessários serras, caminhões, cordas e outros equipamentos.
Diversas pessoas com habilidades específicas trabalham na fabricação desses insumos, em troca de salário.
Outras pessoas trabalham na fabricação do próprio lápis, também em troca de salário.
Essas pessoas não necessariamente sabem que estão contribuindo para produzir o lápis.
Elas apenas trocam sua mão-de-obra por bens que desejam em cada etapa de produção.
Não trabalham pensando em produzir o lápis.

Como explicou Adam Smith, se a troca entre duas partes for voluntária, ela somente ocorrerá se ambas as partes acreditarem que irão se beneficiar com ela.
O sistema de preços se encarrega de coordenar essas decisões descentralizadas baseadas no auto-interesse.
É assim que o lápis é produzido sem que seja necessária nenhuma ordem vinda de um escritório central.

Informação e Incentivos
O sistema de preços é capaz de resolver os problemas fundamentais do que, como e para quem produzir.
Os preços dos bens transmitem informação e assim o que produzir fica determinado.
Os preços também carregam incentivos e o problema de como produzir pode ser resolvido.
O resultado trará uma determinada distribuição da produção entre as pessoas que contribuem para ela:
o problema de para quem produzir é assim solucionado.
Você e seus colegas resolvem comprar outro lápis e a papelaria passa a vender mais.
Se os estoques esgotarem na sua vez, você estará disposto a pagar mais para adquirir seu lápis extra.
Este acréscimo do preço traz um incentivo para que o dono da papelaria pague mais ao produtor que, por sua vez, paga mais aos fornecedores de insumos.
O aumento do preço transmite a informação de que as compras de lápis aumentaram e os que recebem essa informação passam-na adiante;
cada pessoa possui incentivos para procurar outra, na etapa de produção subseqüente, que pode estar interessada na informação.